NOVIDADES LITERÁRIAS DE FEVEREIRO 2017

janeiro 30, 2017

O mês de Janeiro já está quase a terminar e Fevereiro já se avizinha. Com ele, muitas novidades literárias vou ocupar as prateleiras das livrarias nacionais.

O mês começa começa com um lançamento da chancela IN da editora Zero a Oito, o segundo livro da autora Louise O'Neill, "A Culpa é Minha" ("Asking for It" no original).
Nomeado livro do ano 2015 no Irish Book Awards. A culpa é minha é uma história poderosa sobre os efeitos devastadores do abuso sexual e da humilhação.
Contada na voz da protagonista, somos arrastados para o centro da ação e obrigados a vivê-la intensamente com a jovem Emma. A melhor escritora para jovens adultos da atualidade.
O primeiro livro da autora, "As Filhas de Eva" foi lançado em Portugal, em Outubro de 2015 pela Civilização Editora, e "A Culpa é Minha" ficará disponível a partir de dia 1 de Fevereiro.


Como já tem vindo a fazer, desde que foi anunciado o sétimo episódio da saga de Star Wars, a Planeta disponibiliza no mercado editora português mais um livro de banda desenhado relacionado com este universo, "Star Wars - Academia Jedi", de Jeffrey Brown.
Um livro indispensável para os fãs de Star Wars, para jovens e adultos com filhos que, simplesmente, gostem do universo Star Wars. Livro de BD em capa dura que conta a história de um rapaz que quer entrar na Escola Preparatória da Academia de Pilotos e não consegue, acaba por ir para a Academia Jedi, dirigida pelo Mestre Yoda.
Do mesmo autor também já se encontram disponíveis em Portugal, "Darth Vader e Filho", "Darth Vader e a Sua Princesinha", "Boa Noite Darth Vader" e "Darth Vader e Amigos". "Star Wars - Academia Jedi" poderá ser adquirido a partir de dia 1 de Fevereiro.

O dia 2 de Fevereiro é, para já, o dia com mais lançamentos agendados, com algumas novidades da Editorial Presença, da Marcador e da Porto Editora.

Este é o dia escolhido pela Editorial Presença para lançar a versão portuguesa do argumento do filme "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los" (é também o dia em que acontecerá a terceira edição, portuguesa e mundial da Noite dos Livros do Harry Potter).
Inspirado no compêndio original da escola de feitiçaria de Hogwarts, da autoria de Newt Scamander, Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los: O Argumento Original é uma história inédita que assinala a estreia de J.K. Rowling - autora dos muito aclamados bestsellers internacionais da série Harry Potter -, como argumentista de filmes. Este argumento inclui o guião completo do filme, uma aventura emocionante que apresenta uma extensa galeria de criaturas e personagens mágicas. A Editorial Presença congratula-se por ter a oportunidade de apresentar aos leitores portugueses o novo projeto de J.K. Rowling, que marca o início de um novo capítulo do extraordinário Mundo da Feitiçaria e que promete continuar a encantar leitores em todo o mundo.
Ao contrário das edições britânica e americana que são em capa dura, a edição portuguesa do argumento do filme "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los" será em capa mole e já se encontra em pré-venda no site da editora.

A editora Marcador tem agendado para o mesmo dia o lançamento do novo livro de Samuel F. Pimenta, "Iluminações de uma Mulher Livre", o mesmo autor do livro "Os Números que Venceram os Nomes" também publicado pela editora em 2015.
Na aldeia onde é rejeitada e perseguida pela população, Isabel acorda com a única ideia capaz de a libertar do casamento opressor em que vive: matar o marido. Se, de início, a ideia lhe parece improvável, vai ganhando força à medida que recorda as histórias das mulheres do passado, de que a avó lhe falava quando, com outras mulheres, se reuniam em grupos femininos secretos para falarem de oráculos, curas e magia. Isabel é moderna, sensível, curiosa e sempre quis a sua independência. Cresceu na capital, mas mudou-se para a aldeia por causa do casamento. E foi essa união que a aprisionou numa existência de medo e abuso. Só ela pode libertar-se desse homem castigador, e ao longo de vários dias Isabel confronta-se com todos os receios e dúvidas, imaginando planos e lembrando-se dos ensinamentos da avó, procurando argumentos que fortaleçam a sua decisão, enquanto cumpre com todos os rituais quotidianos da casa com beleza e empenho poético.
O novo romance do autor espanhol Francesc Miralles, "Amor em Minúsculas" também chegará às lojas neste mesmo dia.
Ao acordar no dia 1 de janeiro, Samuel, um professor de Linguística solitário, está convencido de que o ano que se inicia só lhe trará verbos no passivo e poucos momentos em itálico, até que um visitante inesperado se esgueira para dentro do seu apartamento e se recusa a sair. Mishima, um gato vadio, torna-se o catalisador que faz Samuel abandonar a comodidade dos seus livros favoritos, dos seus filmes estrangeiros e da sua música clássica, para ir a lugares onde nunca esteve - como a casa do vizinho - e conhecer pessoas que jamais pensaria conhecer - um velho com o qual nunca trocaria uma palavra. Mas há mais: o gato fará com que ele reencontre Gabriela, uma misteriosa mulher do seu passado, que ele já não tinha esperança de voltar a ver. Uma história inteligente, divertida e doce que nos comove e revela que os pequenos detalhes são o grande segredo da felicidade. Amor em Minúsculas é uma pequena preciosidade e está a causar furor internacional. Um livro adorável que conjuga referências literárias e filosóficas com a magia única das pequenas coisas.
Neste mesmo dia, também a Porto Editora lançará novas edições das obras "Caim" e "Cadernos de Lanzarote - Diário III" de José Saramago.

 

Porto Editora já tem vindo a relançar, nos últimos tempos, as obras de José Saramago nestas novas edições cujo caligrafia do título pertence a um/a escritor/a. Estas não são excepção e a caligrafia do título de "Caim" pertence à escritora e jornalista Clara Ferreira Alves, e a de "Cadernos de Lanzarote - Diário III" pertence ao escritor e jornalista José Carlos de Vasconcelos.


Já no dia 3 de Fevereiro, a Saída de Emergência publica um livro que promete ser polémico, "A Hora de Maria" de Nuno Lopes Tavares.
Aproxima-se o primeiro centenário das aparições de Fátima. A celebração representará um marco histórico na vida do Santuário, exacerbada com a visita do Papa. O país prepara-se para esse momento sem, no entanto, prever as convulsões que o acompanharão. Um homem é confrontado com uma informação, secreta e muito sensível, sobre a irmã Lúcia, que pode colocar em causa o papel desempenhado pela pastorinha, e até mesmo ameaçar a sobrevivência de Fátima. Dividido entre a falta de fé e a sua ligação ao local, João Francisco vai lutar pela verdade, defrontando-se com as suas dúvidas e os poderes misteriosos que o rodeiam. Que riscos corre? Que tentações o fragilizam? Que segredos esconde o Santuário? A Hora de Maria é um thriller empolgante que revisita as aparições com um novo olhar, reflete sobre o papel da religião e revela-nos como Fátima se mistura com a História de Portugal dos últimos cem anos.
Para dia 6 de Fevereiro, estão agendados dois lançamentos de duas chancelas da 20|20 Editora, a Topseller e a Booksmile.

Nunca nenhum livro da Anna Bell havia sido traduzido em Portugal, mas isso vai deixar se ser um facto porque a Topseller lança agora a sua última comédia romântica, "The Bucket List to Mend a Broken Heart", ou "À Conquista do Teu Coração", título da versão nacional da obra.
Escalar uma montanha? Aprender windsurf? Conquistar um grande amor… A Abi mal consegue sair da cama desde que o Joseph, o amor da sua vida, a abandonou, alegando que são incompatíveis. Quando o ex-namorado lhe devolve uma caixa com os pertences dela, a Abi encontra uma folha escrita pelo Joseph com dez desejos que nunca imaginou que ele quisesse concretizar. E que a faz pensar: haverá melhor maneira de reconquistá-lo do que realizando todas as tarefas da lista e provando que eles formam um par perfeito? Mas existe um pequeno problema… ou melhor, dez. A Abi não é muito aventureira e tem pânico de alturas, o que não é o ideal para quem tem de escalar uma montanha, dar a volta à ilha de Wight de bicicleta e, por último, mas não menos importante, descer de rapel um dos edifícios mais altos da cidade. Completar esta lista vai exigir toda a coragem da Abi — e muita ajuda por parte dos seus amigos. Uma comédia romântica adorável e hilariante com uma boa dose de adrenalina.
Num registo infantojuvenil, outra das chancelas da 20|20 Editora, a Booksmile, lança um mais um livro de Tim Collins, "Confissões de uma Vlogger - O Furacão da Internet".
Eu sou a Olívia e, neste momento, tenho apenas três objetivos na vida. Sim, eu sei, são poucos, mas são ambiciosos: Juntar dinheiro para ir à viagem de finalistas (porque os meus pais não a podem pagar); Fazer amigos (porque, digamos, tenho poucos); - Deixar de ser uma geek solitária. Perguntam vocês: Será que tenho alguma ideia para conseguir tudo isto? Claro que sim, e é uma SOLUÇÃO GENIAL! Decidi criar um canal no YouTube para fazer dinheiro com a publicidade. As minhas ideias fantásticas deram origem ao Canal da Estrela, que ganha novos fãs todos os dias. Mas os meus seguidores não fazem ideia de que a vlogger Estrela é totalmente, completamente, integralmente (e tudo o mais acabado em mente) INVENTADA! Cheira-me que estou metida num sarilho e não sei muito bem o que fazer. Sigo em frente com esta farsa ou abro o jogo de uma vez por todas?
Para os mais esquecidos, há que salientar que Tim Collins é o mesmo autor das séries do mesmo gênero, "Bananus Maximus" e "O Diário de Um Vampiro Banana".

No dia 7 de Fevereiro, chega também às lojas um novo livro da editora HarperCollins, o "Arte no Sangue" da argumentista e dramaturga Bonnie MacBird.
Londres. Um mês de dezembro nevado, 1888. Sherlock Holmes, de 34 anos, definha e volta à cocaína depois de uma desastrosa investigação sobre Jack, o Estripador. Watson não consegue consolar nem reanimar o seu amigo, até que chega, de Paris, uma carta codificada de modo estranho. Mademoiselle La Victoire, uma bonita cantora de cabaré francesa, conta que o filho ilegítimo, que teve com um lorde inglês, desapareceu e que ela foi atacada nas ruas de Montmartre. Acompanhado por Watson, Holmes viaja para Paris e descobre que o menino desaparecido é apenas a ponta do icebergue de um problema muito maior: a estátua mais valiosa desde a Vitória da Samotrácia foi roubada de forma violenta em Marselha, e foram encontradas assassinadas várias crianças de uma fiação de seda em Lancashire. As pistas, nos três casos, apontam para um homem intocável. Conseguirá Holmes recuperar a tempo de encontrar o rapaz desaparecido e pôr fim à onda de assassinatos? Para o fazer, terá que ir sempre um passo à frente de um perigoso rival francês e esquivar-se das ameaçadoras intromissões do seu próprio irmão, Mycroft. Esta última aventura, ao estilo de Sir Arthur Conan Doyle, manda a icónica dupla de Londres até Paris e daí para os páramos gelados de Lancashire, num caso que põe à prova a amizade de Watson e a fragilidade e o talento da natureza artística de Sherlock Holmes.
Como, "O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares" e "Cidade Sem Alma" foram editados em 2015, levou a que muitos pensassem que a trilogia das crianças peculiares da autoria de Ransom Riggs seria mais uma a juntar às trilogias/séries cujo o seu último volume nunca chegou a ser editado em Portugal, mas uma recente notícia veio alterar isso.

Muitas livrarias online começaram a disponibilizar em pré-venda o terceiro e último livro desta trilogia intitulado "Biblioteca de Almas". Para os fãs deste universo protagonizado por Jacob, obviamente que esta foi uma óptima notícia!
A aventura que começou em O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares e que continuou em Cidade sem Alma chega agora a uma emocionante conclusão em Biblioteca de Almas. Jacob Portman, o herói que viajou no tempo para encontrar as crianças peculiares, explora a sua peculiaridade e descobre um poder até então desconhecido. Acompanhado de Emma Bloom, a rapariga que consegue produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão capaz de localizar qualquer peculiar, parte numa viagem ao passado para tentar salvar os seus amigos peculiares… e o futuro de todos eles.
A conclusão desta trilogia adora por muitos, editada pela Bertrand Editora, chega às livrarias nacionais no próximo dia 10 de Fevereiro.

No dia 14 de Fevereiro, mais conhecido como Dia dos Namorado, chega às livrarias portuguesas a novelização do novo filme da Disney, "A Bela e o Monstro".


Um conto tão antigo como o tempo... Bela quer mais da vida do que a pequena aldeia de Villeneuve tem para oferecer. É uma rapariga diferente das outras pessoas, com as suas próprias ideias, muito independente e cheia de força de vontade, além de adorar livros. Anseia por viagens e aventuras, por uma vida tão emocionante como as histórias que lê. No entanto, quando o seu querido pai é feito prisioneiro por um monstro, num castelo encantado, o caminho de Bela muda para sempre. Pondo em risco a sua liberdade e o seu futuro, toma o lugar do pai no seu sequestro, com a secreta promessa de fugir. Mas, quanto mais vai sabendo sobre o monstro e o castelo misterioso, mais Bela se apercebe que talvez a história dele — tal como a sua — seja mais importante do que alguma vez poderia ter imaginado.
O livro é editado em Portugal pela chancela Dom Quixote do grupo Leya, e o seu lançamento acontece com cerca de uma mês de antecedência da estreia da nova adaptação do clássico animado da Disney como o mesmo título, "A Bela o Monstro" nas salas de cinema portuguesas.

Posteriormente, no dia 15 de Fevereiro, a Editorial Presença, publica finalmente em Portugal o tão aguardo último livro da trilogia "A 5ª Vaga" de Rick Yancey.
O inimigo já não é o mesmo. O inimigo somos nós. Eles estão entre nós, eles estão sobre nós, eles não estão em lado nenhum. Querem a Terra, mas querem que seja nossa. Vieram para nos dizimar, mas querem salvar-nos. Porém, sob estes enigmas esconde-se uma verdade: Cassie foi traída. E também o foram. Ringer. Zombie. Nugget. E todos os sete mil milhões e meio de pessoas que viviam no nosso planeta. Primeiro traídos pelos Outros e depois por nós próprios. Nestes últimos dias, os sobreviventes terão de decidir o que é mais importante: salvar-se… ou salvar o que nos torna humanos.
Tenho de admitir que estou completamente ansioso para ler este livro. O primeiro, "A 5ª Vaga" foi um completa surpresa, e ao contrário do que previa, "O Mar Infinito", o segundo livro não me desiludiu.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.