NOVIDADES LITERÁRIAS DE MARÇO 2017

março 04, 2017
Março chegou, e com ele muitos livros foram e vão ser lançados. As editoras portuguesas começam agora a destacar novos títulos e novos autores.

O mês começa com um lançamento da HarperCollins. A editora publica em Portugal a primeira obra de S. D. Robertson, "Tempo de Dizer Adeus".
COMO ABANDONAS A PESSOA QUE MAIS AMAS? Com seis anos, Ella, a filha de Will Curtis, sabe que o pai nunca a abandonará. Afinal, ele prometera-lho quando a mãe morrera. E fará tudo o que lhe for possível para manter a sua palavra. O que o Will não sabe é que a promessa que fez à filha pode ser mais difícil de cumprir do que imaginava. Quando confrontado com uma decisão impossível, Will descobre que a opção mais óbvia pode não ser a correta. Mas o futuro está cheio de surpresas inesperadas. E pai e filha estão prestes a embarcar juntos numa viagem inesquecível….
 Após ler esta brilhante sinopse, torna-se impossível não me render de imediato a esta capa.

Também no primeiro dia do mês, a Suma de Letras, uma chancela da Penguin Random House, publica em Portugal o thriller de Luca D'Andrea, "A Substância do Mal".
Jeremiah Salinger muda-se com a mulher para uma calma comunidade isolada nas montanhas do Sul do Tirol. Ali descobre, por acaso, um facto sangrento que remonta há trinta anos: o massacre de três jovens. O crime não tem um culpado e, na aldeia, ninguém quer falar sobre o assunto. Apesar da crescente hostilidade que o rodeia, Salinger começa a remexer no passado, penetrando cada vez mais profundamente no misterioso assassinato. Até descobrir a imprevisível e aterradora verdade.
O livro foi publicado em Junho de 2016, e agora a Suma de Letras decidiu publicá-lo no mercado nacional.

Ainda no dia 1 do mesmo mês, mas por uma outra chancela da Penguin Random House, desta vez pela Nuvem de Tinta, os leitores portugueses terão acesso ao novo livro de Jennifer Niver, "O Universo nos Teus Olhos".
Libby, outrora a rapariga mais gorda da América, conseguiu finalmente ultrapassar o desgosto causado pela morte da mãe e está pronta para voltar a viver. Jack é o típico rapaz popular do liceu, no entanto tem prosopagnosia e não consegue reconhecer caras. Quando o destino os une a solidão que cada um sente dá lugar a sentimentos muito diferentes… Uma história de superação e de um amor verdadeiro e invulgar que nos devolve a esperança no mundo, em nós e no outro.
Este é o segundo livro da autora publicado em Portugal. O seu romance de estreia, "Fala-me de Um Dia Perfeito" ("All The Bright Places" no original) foi publicado no mercado nacional em Junho do ano passado.

No dia 2 de Fevereiro, a Editorial Presença publica mais um volume da primeira saga de Suzanne Collins (a autora de "Os Jogos da Fome"), "Gregor - A Quarta Profecia".
Agora que conseguiu resolver com sucesso três profecias e salvar a Subterra, Gregor merece descansar. No entanto, torna-se por demais evidente que os ratos continuam a expulsar os ratinhos, aos quais os Subterrestres chamam mordiscantes, de todas as terras que estes ocupam. Fazem-no há séculos. Mas agora, pior ainda, os mordiscantes estão a desaparecer e a rainha Luxa quer resolver o mistério. Gregor e Luxa aliam-se numa missão arriscada. O que descobrem é ainda mais sinistro do que seria de esperar e aponta para uma nova profecia… Quando terá Gregor o merecido descanso?
Este é o penúltimo livro da série Gregor o que significa que apenas falta ser lançado um volume para a mesma ficar concluída em Portugal. Como a Editorial Presença está a lançar dois livros desta saga por ano, presumo que publicarão o último no segundo semestre deste ano.

A Topseller, chancela da 20|20 Editora encerra este mês a Trilogia dos Espinhos de Mark Lawrence publicando no dia 6 de Março o terceiro e último livro da mesma, "O Imperador dos Espinhos".
Um rei em busca da vingança. Com apenas vinte anos de idade, o príncipe tornou-se o Rei Jorg Ancrath, rei de sete nações, conhecido em todo o Império. Mas os planos de vingança que tem para o seu pai ainda não estão completos. Jorg tem de conseguir o impossível: tornar-se imperador. Um império sem imperador há cem anos. Esta é uma batalha desconhecida para o jovem rei, habituado a conquistar tudo pela espada. De quatro em quatro anos, os governantes dos cem reinos fragmentados do Império Arruinado reúnem-se na capital, Vyene, para o Congresso, um período de tréguas durante o qual elegem um novo imperador. Mas há cem anos, desde a morte do último regente, que nenhum candidato consegue assegurar a maioria necessária. Um adversário temível e desconhecido. Pelo caminho, o Rei Jorg vai enfrentar um adversário diferente de todos os outros, um necromante como o Império nunca viu, uma figura ainda mais odiada e temida do que ele: o Rei dos Mortos.
Os dois primeiros livros da trilogia já se encontram disponíveis em Portugal (obviamente): o primeiro "Príncipe dos Espinhos" e o segundo "Rei dos Espinhos".

Posteriormente, a Quinta Essência chancela do Grupo Leya publica mais uma romance, "Aqui Entre Nós", o último da autora Jane Fallon.
Desde sempre que Tamsin e Michelle são inseparáveis. Claro que Tamsin quer o melhor para a amiga. Quando lhe chega aos ouvidos o boato de que Patrick, o marido de Michelle, lhe é infiel, ela põe em prática um plano ousado: utiliza a sua assistente, Bea, como engodo, para ver o que acontece… Não lhe ocorreu, todavia, que a fiel Bea pudesse ter outras intenções. Além disso, a farsa parece ter ganho vida própria e, de repente, Tamsin dá por si enredada numa grande teia de mentiras. Consumida por sentimentos de culpa, Tamsin encontra-se perante uma situação delicada: conseguirá ela contar a verdade a Michelle sem arruinar a vida de todos? Segredos, manipulação e traições: Aqui Entre Nós é uma comédia de enganos que nos leva a refletir sobre a grande questão: existe alguém em quem possamos verdadeiramente confiar?
Apesar de a autora já ter seis livros publicados, este seu último trabalho, publicado em 2016, é o primeiro a ser editado em Portugal.

A HarperCollins publica em Portugal, o novo livro do autor bestseller do New York Times, Daniel Silva, cujo título é "A Viúva Negra".
UMA REDE DE TERROR. UMA TEIA DE ENGANOS. UM JOGO LETAL DE VINGANÇA. O lendário espião e restaurador de arte Gabriel Allon está prestes a tornar-se chefe dos serviços secretos israelitas. Porém, em vésperas da promoção, os acontecimentos parecem confabular para o atrair para uma última operação no terreno. O ISIS fez explodir uma enorme bomba no distrito do Marais, em Paris, e um governo francês desesperado quer que Gabriel elimine o homem responsável antes que este ataque novamente. Chamam-lhe Saladino... É um cérebro terrorista cuja ambição é tão grandiosa quanto o seu nome de guerra, um homem tão esquivo que nem a sua nacionalidade é conhecida. Escudada por um sofisticado software de encriptação, a sua rede comunica em total segredo, mantendo o Ocidente às escuras quanto aos seus planos e não deixando outra opção a Gabriel senão infiltrar uma agente no mais perigoso grupo terrorista que o mundo algum dia conheceu. Trata-se de uma extraordinária jovem médica, tão corajosa quanto bonita. Às ordens de Gabriel, far-se-á passar por uma recruta do ISIS à espera do momento de agir, uma bomba-relógio, uma viúva negra sedenta de sangue. Uma arriscada missão levá-la-á dos agitados subúrbios de Paris à ilha de Santorini e ao brutal mundo do novo califado do Estado Islâmico e, eventualmente, até Washington, onde o implacável Saladino planeia uma noite apocalíptica de terror que alterará o curso da história. A viúva negra é um thriller fascinante de uma chocante presciência. Mas é também uma viagem ponderada até ao novo coração das trevas que perseguirá os leitores muito depois de terem virado a última página.
O trabalho mais recente deste autor, chega às livrarias nacionais no próximo dia 8 de Março.

Ainda no mesmo dia, mas desta vez, pela chancela IN da editora Zero a Oito, será publicado "O Outro Lado da Fotografia" ("Results May Vary" no original) de Bethany Chase.
O outro lado da fotografia é uma celebração agridoce da capacidade humana para transformar problemas inesperados numa força extraordinária. Um romance emocionante, onde a personagem principal descobre que o seu marido tem uma relação homossexual - uma revelação que a obriga a questionar toda a sua história juntos e a refazer a vida desde o início.
Bethany Chase já tem duas obras publicadas, e esta é a sua mais recente. Será o primeiro livro da autora a ser publicado no mercado português. 

No dia 10 de Março, o G. Floy Studio lança em Portugal o sexto volume da novela gráfica "Saga" de Brian K. Vaughan e Fiona Staples.
SAGA narra a luta de uma jovem família para encontrar o seu lugar num universo vasto e hostil. Depois de um salto dramático no tempo, reunimo-nos com Hazel no momento em que ela inicia a maior aventura da sua vida: a escola! Enquanto isso, os seus pais terão de forjar uma aliança improvável com o Príncipe Robot IV, e A Vontade dá os seus primeiros passos no caminho da vingança. Fantasia e ficção científica - e sexo, política, traição, morte, amor verdadeiro e reality shows - juntam-se como nunca antes neste épico subversivo e provocante do escritor Brian K. Vaughan e da artista Fiona Staples.
Este é o volume mais recente desta novela gráfica. O volume sete de "Saga" será publicado a 28 deste mês, mas ainda não há previsão sobre a sua publicação em Portugal.

Lançado pela Bertrand Editora, no dia 14 de Março, chega às livrarias nacionais, o livro "Entre as Linhas" de Jodi Picoult e Samantha Van Leer.
Delilah não consegue parar de ler o seu conto de fadas preferido. As outras raparigas da sua idade já começaram a namorar e são populares, mas ela prefere o conforto de um final feliz e de saber que não vai ter surpresas. Até que lhe acontece a maior surpresa de todas… Oliver é o príncipe encantado do conto de fadas de que Delilah tanto gosta. Um dia, ele olha para ela da sua página e começa a falar. É um milagre que a princípio parece perfeito… mas depois fica tudo virado do avesso. Agora Delilah vai ter de decidir: vai ajudar o príncipe Oliver a sair das páginas do livro? Ou será a sua oportunidade para mergulhar nas páginas de um final feliz?
Este é o primeiro livro da duologia "Between the Lines" escrita pelas duas autoras.

A Bertrand Editora também tem investido imenso na publicação de Stephen King. Arrisco-me a dizer que publicam um livro do autor por mês - os mais recentes em formato normal, e os mais antigos em edição de bolso, pela sua chancela 11X17. E é com um enorme prazer que digo que no dia 24 de Março, um dos últimos trabalhos de Stephen King, "Sr. Mercedes" chegará às prateleiras nacionais.
Numa madrugada gelada, uma fila de desempregados desesperados vai crescendo para conseguir lugar numa feira de emprego. Inesperadamente, um condutor solitário avança sobre a multidão num Mercedes roubado, atropelando os inocentes; depois recua e torna a avançar. Oito pessoas são mortas, quinze ficam feridas. O assassino foge. Meses mais tarde, noutro lugar da mesma cidade, um polícia reformado chamado Bill Hodges continua perturbado pelo crime que ficou por resolver. Quando recebe uma carta demente de alguém que se autodenomina «O Assassino do Mercedes» e ameaça um ataque ainda mais diabólico, Hodges desperta da sua reforma deprimente e decide a todo o custo evitar uma nova tragédia. Brady Hartsfield vive com a mãe alcoólica na casa onde nasceu. Adorou aquela sensação de morte ao volante do Mercedes, e quer sentir aquilo de novo. Só Bill Hodges, com os seus dois novos (e improváveis) aliados, pode deter o assassino antes que ataque de novo. E não têm tempo a perder, porque a próxima missão de Brady, se for bem-sucedida, irá chacinar milhares de pessoas. Sr. Mercedes é uma luta épica entre o bem e o mal, e a exploração da mente de um assassino obsessivo .
"Sr. Mercedes" é o primeiro livro da trilogia "Bill Hodges" que foi encerrada em 2016. Para já ainda não há qualquer tipo de informação sobre a publicação dos restantes títulos em Portugal, mas pela rapidez com que a Bertrand Editora está a editar e reeditar os trabalhos do autor presumo que não vá demorar muito.

Para o final do mês, a Quinta Essência reservou a reedição do livro "Anna e o Beijo Francês" de Stephanie Perkins.
Anna Oliphant tem grandes planos para o seu último ano em Atlanta: sair com a melhor amiga, Bridgette, e namoriscar com um colega no cinema onde trabalha. Por conseguinte, não fica muito contente quando o pai a envia para um colégio interno em Paris. As coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um rapaz deslumbrante - que tem namorada. Ele e Anna tornam-se grandes amigos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Irá Anna conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?
Sim, leram bem, o primeiro livro da trilogia com o mesmo nome regressa às livrarias a 28 de Março, numa edição completamente nova.


São estes alguns do lançamentos literários previstos para o mês de março. Devo salientar, que apenas coloquei nesta publicação lançamentos que de alguma forma me interessam. Se entretanto forem surgindo outros livros que me suscitem interesse actualizarei esta publicação.

2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.