NOVIDADES LITERÁRIAS DE ABRIL 2017

março 31, 2017
Amanhã já começa Abril, e apesar de parecer que o ano ainda agora começou, a verdade é que já muita coisa aconteceu. Mas a vantagem disso é que e primavera já se encontra entre nós, e com ela, aos poucos, novos livros também chegarão. Mas vamos concentrar-nos em alguns dos lançamentos que a editoras nacionais planearam para este mês.

Para o primeiro dia do mês, a HarperCollins Portugal, tem reservado o lançamento do novo título de J. S. Monroe, "Encontra-me".
Há cinco anos, Rosa percorreu o cais em plena noite, contemplou a água escura e turbulenta e saltou. Era uma jovem brilhante que estudava em Cambridge e acabava de perder o pai. a sua morte foi trágica, mas não inesperada. Foi realmente isso que sucedeu? As investigações determinaram que sim, mas Jar, o namorado de Rosa, não se dá por vencido. Vê Rosa em todo o lado: vislumbra o seu rosto no comboio, julga distinguir a sua figura na falésia. Está obcecado pelo desejo de demonstrar que continua viva. e eis que recebe um e-mail. Encontra-me, Jar. Encontra-me antes que eles me encontrem. Mas Rosa terá realmente morrido? E se morreu, quem anda a brincar com os seus entes queridos?
O livro foi publicado a 21 de Março deste ano, e é com grande brevidade que a HarperCollins o edita no mercado nacional.

Já no dia quatro de Abril, a ASA, reedita o livro "Juntos para Sempre" de W. Bruce Cameron. O livro já havia sido publicado anteriormente com o título "Teu para Sempre".
Quantas vidas temos de viver para encontrar o amor? Toby persegue um sonho: amar e ser amado. Serão necessárias várias reencarnações, mas o seu destino está escrito há muito e vai ser cumprido. Em cada reencarnação, ele aprende algo novo. Mas conseguirá a resposta para a grande questão: qual o sentido da vida? Após uma curta e trágica vida de cão vadio, o cachorro Toby fica surpreendido ao perceber que lhe foi dada uma nova oportunidade: o nosso herói nasceu de novo e tem um mundo de possibilidades pela frente. Esperam-no ainda muitas emoções fortes e provações até o verdadeiro desígnio da sua vida lhe ser revelado. No seu desejo de amar e ser amado, Toby protagoniza uma jornada universal. Toby somos todos nós. E todos nós nascemos com um destino para cumprir. Comovente e inesquecível, Juntos Para Sempre relembra-nos o que é essencial nas nossas vidas: o amor e a amizade, os momentos de felicidade e partilha, sonhos que acalentamos e as memórias que guardamos no coração. PARA TODAS AS PESSOAS QUE ACREDITAM NO AMOR.
Esta reedição deve-se ao facto de o livro ter sido adaptado ao cinema, aliás, o livro mudou de visual, tendo agora uma capa relacionada com o filme. A adaptação cinematográfica de "Juntos para Sempre" estreia nas salas de cinema portuguesas a 6 de Abril.

O dia 5 de Abril será um dia repleto de novidades de diversas editoras, nomeadamente, Suma de Letras, Editorial Planeta, Nuvem de Tinta, Editorial Presença e Saída de Emergência.

Comecemos então pelas chancelas do grupo Penguin Random House: a Suma de Letras, e a Nuvem de Tinta.

A Suma de Letras, publica nesta dia aquele que promete ser um dos thrillers desta temporada, "A Rapariga de Antes" a obra de estreia de J. P. Delaney.
«Por favor, faça uma lista de todos os bens que considera essenciais na sua vida.» O pedido parece estranho, até intrusivo. É a primeira pergunta de um questionário de candidatura a uma casa perfeita, a casa dos sonhos de qualquer um, acessível a muito poucos. Para as duas mulheres que respondem ao questionário, as consequências são devastadoras. EMMA: A tentar recuperar do final traumático de um relacionamento, Emma procura um novo lugar para viver. Mas nenhum dos apartamentos que vê é acessível ou suficientemente seguro. Até que conhece a casa que fica no n.º 1 de Folgate Street. É uma obra-prima da arquitectura: desenho minimalista, pedra clara, muita luz e tectos altos. Mas existem regras. O arquitecto que projectou a casa mantém o controlo total sobre os inquilinos: não são permitidos livros, almofadas, fotografias ou objectos pessoais de qualquer tipo. O espaço está destinado a transformar o seu ocupante, e é precisamente o que faz… JANE:Depois de uma tragédia pessoal, Jane precisa de um novo começo. Quando encontra o n.º 1 de Folgate Street, é instantaneamente atraída para o espaço —e para o seu sedutor, mas distante e enigmático, criador. É uma casa espectacular. Elegante, minimalista. Tudo nela é bom gosto e serenidade. Exactamente o lugar que Jane procurava para começar do zero e ser feliz. Depois de se mudar, Jane sabe da morte inesperada do inquilino anterior, uma mulher semelhante a Jane em idade e aparência. Enquanto tenta descobrir o que realmente aconteceu, Jane repete involuntariamente os mesmos padrões, faz as mesmas escolhas e experimenta o mesmo terror que A Rapariga de Antes.
O livro foi publicado a 24 de Janeiro deste ano, e agora, a Suma de Letras publica-o no mercado nacional. 

Já pela Nuvem de Tinta, chega às lojas o livro "Se Eu Fosse Tua" de Meredith Russo.
Só porque tens um passado, não quer dizer que não possas ter um futuro. Mudar de escola no último ano e ser a miúda nova do liceu nunca é fácil para ninguém. Amanda Hardy não é excepção: se quiser fazer amigos e sentir-se aceite, terá de baixar as defesas e deixar que os outros se aproximem. Mas como, quando guarda um segredo tão grande? Uma história inspiradora e comovente que nos enche o coração e nos ensina que o amor mais verdadeiro e profundo nasce da coragem de sermos nós mesmos.
Apesar de ter demorado a chegar ao mercado português (afinal o livro foi publicado originalmente a 3 de Maio de 2016), o que interessa é que vai ser publicado, e mais livros com temas como este deveriam estar disponíveis no nosso país.

Para este dia a Editorial Planeta, reservou o lançamento do primeiro livro da nova série de Rick Riordan, "Magnus Chase e os Deuses de Asgard", que se intitula "A Espada do Verão".
A Espada de Verão, é o 1.º livro da nova série que desta vez nos apresenta uma aventura com os deuses nórdicos: deuses, magia, mitologia e muitas aventuras com os viquingues. Rick Riordan traz a aventura, o mistério e o humor já tão característicos dos seus livros onde mistura a vida moderna dos jovens de hoje com a mitologia e história.  Uma série viciante, cheia de suspense e de problemas e surpresas para os heróis resolverem.
Depois do sucesso das séries "Percy Jackson" (que conta com os dois primeiros livros adaptados ao grande ecrã), "Os Heróis do Olimpo" e "Crónicas de Kane", Rick Riordan regressa com mais uma série relacionada com mitologia, desta vez nórdica.

Já a Editorial Presença escolheu o quinto dia do mês de Abril para lançar o novo livro de autora, "Deixa-me Ir".
Maribeth Klein é mãe de gémeos e editora de uma revista de moda. Conciliar essas duas facetas da vida tem sido um desafio quase impossível e Maribeth sente-se esgotada. A azáfama do dia a dia, cada vez mais intensa, não a deixa parar um segundo, nem para perceber que acaba de ter um ataque cardíaco. Durante a recuperação, dispondo finalmente de algum tempo para pensar, Maribeth decide fazer as malas e partir. Longe das obrigações familiares e apoiada por novas amizades, pode por fim lidar com os problemas que a atormentam há muito e enveredar por uma jornada de descoberta que lhe permitirá perceber o que é realmente importante.
Gayle Forman é a autora do bestseller "Se Eu Ficar" e com "Deixa-me Ir" estreia-se na ficção para adultos.


No dia 6 de Abril, acontece um dos lançamentos mais aguardados pelos leitores portugueses. A Porto Editora, publica agora "O Coração de Simon Contra o Mundo" ("Simon vs. The Homo Sapiens Agenda" no original) de Becky Albertalli.
Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador. Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola. Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro.
Depois de todo o sucesso internacional, o romance de estreia de Becky Albertalli chega finalmente às livrarias portuguesas (dois anos depois da sua publicação original).

No dia 11 de Abril, a editora Teorema publica o novo livro de Maria Semple, "Hoje Vai Ser Diferente".
Hoje vai ser diferente! - pensa Eleanor.  E, de facto, vai… mas não da maneira que ela imagina. A vida de Eleanor Flood é um caos. Mas ela está decidida a mudar. Hoje vai ser diferente, acredita. Hoje vai tomar duche e vestir roupa elegante. Vai à aula de ioga depois de deixar o filho, Timby, na escola. Vai almoçar com uma amiga. Não vai dizer asneiras. Vai tomar a iniciativa na cama com o marido, Joe. Mas antes de conseguir pôr em prática o seu plano, a realidade obriga-a a travar… a fundo. Pois hoje é o dia em que Timby decide fingir-se doente para ficar com a mãe. É também o dia em que Joe resolve gozar uns dias de férias mas se esquece de avisar Eleanor. E quando parece impossível as coisas piorarem, um antigo colega desencanta uma relíquia do passado, obrigando-a confrontar-se com velhos segredos de família e uma irmã desaparecida. Introspetivo, trágico e cómico, Hoje Vai Ser Diferente marca o tão-aguardado regresso de Maria Semple após o sucesso de Até Ao Fim do Mundo.
"Hoje Vai Ser Diferente" é o novo romance da autora de "Até ao Fim do Mundo", bestseller mundial e finalista do Women’s Prize for Fiction 2013. Foi também um dos livros de 2016 para o New York Times.

Pela Bertrand Editora, no dia 13 de Abril, será publicado o livro de "Como Falar com Raparigas em Festas" de Neil Gaiman, Fábio Moon e Gabriel Bá.
Enn tem 16 anos e não compreende as raparigas, ao passo que o seu amigo Vic parece já ter tudo na ponta da língua. Mas ambos apanham o choque da sua vida ao depararem com uma festa em que as raparigas são muito mais do que aquilo que aparentam ser…
"Como Falar com Raparigas em Festas" é um conto de Neil Gaiman. Quando foi escrito o seu destino era fazer parte do livro "Fragile Things". Agora, Fábio Moon e Gabriel Bá (ilustradores brasileiros) revisitaram a história, e enriqueceram-na com novas ilustrações da sua autoria.



Também no dia 13, chega finalmente ao mercado nacional o tão famoso "Uma Magia Mais Escura" ("A Darker Shade of Magic" no original) da V. E. Schwab.
Kell é um dos últimos viajantes, magos com a capacidade rara e muito desejada de viajar entre universos paralelos, ligados através de uma cidade mágica. Existe a Londres Cinzenta, suja e aborrecida, desprovida de qualquer magia e regida por um rei louco: George III. Existe a Londres Vermelha, onde a vida e a magia são veneradas e onde Kell cresceu com Rhy Maresh, o herdeiro irreverente de um império próspero. Existe a Londres Branca, um lugar onde as pessoas lutam para controlar a magia e a magia contra-ataca, consumindo a cidade até aos ossos. Outrora, existiu a Londres Negra. Mas já ninguém fala dela. Kell é oficialmente o viajante da Londres Vermelha, embaixador do império Maresh, guardião da correspondência mensal entre as realezas de cada Londres. Não oficialmente, é um contrabandista, servindo as pessoas dispostas a pagar pelo mais pequeno vislumbre de um mundo que nunca verão. É um passatempo difícil, cujas consequências perigosas Kell sofrerá em primeira mão. Fugitivo na Londres Cinzenta, conhece Delilah Bard, uma fora da lei com aspirações grandiosas. Primeiro, rouba-o, depois, salva-o de um inimigo mortífero e, por fim, obriga-o a levá-la para outro mundo à procura de uma verdadeira aventura. Mas uma magia perigosa cresce e a traição está em todas as esquinas. Para salvar todos os mundos, têm, antes de mais, de sobreviver.
O primeiro desta trilogia da autora, é publicado em Portugal pela editora Minotauro do grupo Edições Almedina. Apesar da V. E. Schwab já ter uma grande quantidade de livros publicados, em Portugal, este é o primeiro a ser editado.

Para o dia 17 a Topseller reservou dois lançamentos de dois livros extremamente bem falados no estrangeiro. O primeiro é "Sobrevive" da autora Alexandra Olive.
Ela queria uma aventura. Nunca imaginou até onde podia chegar. No começo, eram doze. Quando Zoo aceitou participar num programa de televisão, ela julgava que se tratava de um reality show. Sabia que ia ser testada até aos seus limites para bater os outros onze concorrentes em provas de sobrevivência, mas achou que valeria a pena. Depois das câmaras e dos desafios voltaria para casa, para formar uma família. Mas o jogo parece não ter fim. Conforme os concorrentes vão quebrando, física ou psicologicamente, Zoo começa a questionar-se sobre a crescente dificuldade das provas. Pouco depois, dá por si sozinha. Todos os outros concorrentes desaparecem. As cidades vazias, os cenários grotescos. Porque é que o programa não acaba? Descobrir a verdade é o princípio. O que estará a acontecer longe do olhar das câmaras? Zoo precisa de descobrir, e, acima de tudo, precisa de encontrar o caminho para casa de forma a retomar uma vida interrompida.
Lendo a sinopse podemos encontrar algumas semelhanças com "Os Jogos da Fome" de Suzanne Collins, mas estou muito curioso para mergulhar nesta abordagem das distopias (que não são distopias, afinal, não passa de um reality show) e conhecer o estilo de escrita da Alexandra Olive.

O segundo lançamento da Topseller reservado para este dia é "A Única Memória de Flora Banks" da autora Emily Barr.
Um livro simplesmente inesquecível, que nos fica gravado na pele e na alma. «O meu nome é Flora Banks, tenho 17 anos e tenho amnésia. Quando tinha dez anos, removeram-me um tumor do cérebro. Desde então, sou incapaz de me lembrar do que acontece no dia a dia. Não consigo criar novas recordações. O meu nome é Flora Banks, tenho 17 anos e tenho amnésia. A minha memória reinicia inúmeras vezes. Suspende-se e recomeça como se a desligassem da corrente sem aviso. Para me lembrar de quem sou e do que gosto, escrevo-o em papéis. Gravo-o até na minha própria pele. O meu nome é Flora Banks, tenho 17 anos e tenho amnésia. Esqueço tudo o que me acontece, exceto o momento em que beijei o Drake. Um beijo que pode ser a minha cura. Um beijo que está prestes a levar-me numa viagem arriscada e que mudará a minha vida para sempre. Será que estou preparada para tudo o que vou encontrar? O meu nome é Flora Banks, tenho 17 anos e tenho amnésia, mas sou muito corajosa!» Um livro marcante! Uma jornada emocionante que nos faz acreditar no impossível.
No dia 19 a Editorial Presença lançará o segundo volume da saga das "Princesa Modernas", "A Princesa Adormecida" que como o título indica, é um reconto da história de "A Bela Adormecida".
Era uma vez uma princesa... Já deves ter ouvido esta introdução algumas vezes nas histórias que adoravas em criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, pelo menos foi assim que fiquei conhecida. Só que a minha vida não é tão romântica como nos contos de fadas. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Rapto? Uma bruxa vingativa? Para mim, tudo isso existia apenas nos livros. O meu quotidiano era normal. Está bem, quase normal. Vivia com os meus tios superprotetores, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que, de um dia para o outro, tudo mudou. Imagina acordares e descobrires que o mundo que achavas que era real nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que conheceste na vida fossem apenas uma invenção e, ao despertares, percebesses que não sabes onde moras, nunca viste quem está ao teu lado e, especialmente, não tens a menor ideia de onde foi parar o amor da tua vida? Se alguma vez passares por isto, digo-te já que não serás a única pessoa a quem isso aconteceu. Não conheço a tua história, mas a minha é mais ou menos assim...
O primeiro livro desta série da autora intitula-se "Cinderela Pop" e foi publicado pela mesma editora em Janeiro deste ano.

Também no dia 19 chega-nos um novo lançamento da IN, uma chancela da editora Zero a Oito, o livro "Amor & Gelato" da autora Jenna Evans Welch.
Um romance para o Verão, fresco e delicioso. Lina foi passar o verão na Toscânia para cumprir o desejo da mãe - conhecer o seu pai, que desapareceu à 16 anos. Mas a descoberta do diário da vida da sua mãe em Itália vai mudar tudo. Vai conhecer um mundo mágico de amores proibidos e um segredo que vai transformar tudo o que ela julgava saber sobre a sua mãe, o seu pai, e até ela própria. Um livro perfeito para todos os fãs de John Green e Rainbow Rowell.
Esta chancela da editora tem trazido para o mercado editorial português imensos títulos famosos no estrangeiro.



São estes alguns do lançamentos literários previstos para o mês de Abril. Devo salientar, que apenas coloquei nesta publicação lançamentos que de alguma forma me interessam. Se entretanto forem surgindo outros livros que me suscitem interesse actualizarei esta publicação.

2 comentários:

  1. Fantástico post, apesar de não ir fazer maravilhas à minha carteira!! Hahaha!!

    Não conhecia o blogue, mas adorei-o!! Já ganhaste uma nova leitora fiel por aqui!!

    Convido-te também a visitares o meu blogue, que espero que também te agrade!!

    Beijinhos,
    Carolina - leiturasdacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estes posts não fazem maravilhas à carteira de ninguém. Ahahaha.
      Muito obrigado :D
      Acho que já me tinha cruzado com o teu blogue anteriormente numa pesquisa qualquer. Vou visitá-lo novamente e segui-lo também :D

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.